News

Informativo Bimestral da Marinas Nacionais - Gente do Mar - Novembro/2009

Texto Completo da Entrevista realizada por Rodney Domingues da Factum Design (www.factumdesign.com.br) e editada no informativo de Novembro 2009 da Marinas Nacionais:

RD: Qual a sua ligação e trajetória ligada à vela.

Comecei a velejar nos anos 80 na classe Lightning no clube CDMI na represa da Guarapiranga em São Paulo. Lembro até hoje do primeiro dia como baloneiro do Lightning Brisa. A sensação de planar do barco, com o balão na mão, escorado com todo o corpo para fora da borda e com o barulho e borrifos da água passando pelo casco é uma das sensações que nunca esqueci e sempre recordo com carinho. Depois daquele primeiro dia, nunca mais deixei de velejar. Participamos de vários campeonatos e saímos campeões da B (o veleiro era de madeira) acho que em 1989. Depois do Lightning comprei um Windsurf com o qual ganhei uma série de campeonatos, entre eles o Campeonato Paulista de Raceboard B em 1992. De Raceboard para Slalom, apaixonado pela velocidade e querendo velejar em veleiros, comprei um Hobie Cat 16 com o qual velejei por vários anos até que a represa “secou” e, para continuar velejando, decidi ter um veleiro de oceano. Comprei então um Ranger 26 (Quarter-Tonner) ao qual dei o nome ORM (significa serpente em Dinamarquês) e que possuo até hoje.

RD: Qual o objetivo do site Sail Brasil?

O site SailBrasil surgiu da união de três fatores: minha paixão pela vela e pelo mar, da vontade de trabalhar com algo relacionado com a vela e da carência e dificuldade de se conseguir informações a respeito de fornecedores quando se precisa reformar um veleiro ou planejar uma viagem. Por este motivo, desde o início, queria uma fonte de informações que não fosse mais um site de notícias da vela nacional e internacional, como muitos outros, mas sim, um site que fornecesse informações de prestadores de serviços e de fornecedores de produtos específicos para a comunidade da vela Brasileira. A idéia era possibilitar ao velejador, através deste site, se informar, comunicar, trocar experiências e ter acesso a tudo e a todos que estão envolvidos com a vela nacional.

RD: Quais tipos de serviços são os mais procurados pelo velejador no site?

O serviço mais procurado é o de informações de contato dos fornecedores em geral e de Marinas e Iate Clubes. O segundo mais procurado são as informações técnicas dos diversos modelos de veleiros no Brasil. Agora, após um ano no ar e consagrado como site referência para o velejador Brasileiro, vemos usuários procurando mais e mais informações que o ajudem na navegação, tipo: Waypoints, Roteiros e Estações de Rádio. Por este motivo e para dar suporte ao velejador, incluímos este mês o serviço de Diário de Bordo que acredito, por sua facilidade de uso, será usado por muitos velejadores. Outro serviço que colocamos no ar e deu muito retorno para os Yacht Brokers participantes, foi o de “Veleiros a Venda” onde agrupamos os anúncios de venda de veleiros de diversos Yacht Brokers em uma única página, divulgando informações técnicas a respeito do modelo, do estaleiro e principalmente do Broker que o está vendendo.

RD: O que falta para a vela ser mais conhecida e praticada no Brasil?

Falta patrocínio aos velejadores e interesse dos próprios fornecedores do mercado náutico em promover a vela Brasileira.

RD: Tem mais alguma informação relevante para destacar?

Continuando o trabalho de promover a vela e os velejadores brasileiros, queremos apoiar aventuras náuticas à vela. Para isso, já iniciamos o apoio ao primeiro projeto através da disponibilização de software e portal na Internet desenvolvido especialmente para o Projeto Navegando o Brasil do velejador e fotógrafo Thomas Kremer, autor do livro Ilhabela da Princesa, primeiro livro do mundo de fotografias marcadas por geotaging.

O projeto, iniciado há mais de um mês, mas com início/ largada no dia 28/10/2009, tem como objetivo navegar de Santos a Fortaleza fornecendo às pessoas que gostam de náutica e vela a oportunidade de acompanhar a aventura online, com posts de vídeo, foto e texto a cada dia e com cobertura exclusiva do portal www.SailBrasil.com.br.

Recomendo aos seus leitores que acompanhem a aventura.

 

Para receber o boletim online do Informativo bimestral da Marinas Nacionais entre em contato com: marketing@marinasnacionais.com.br ou cadastre-se direto através do site: www.marinasnacionais.com.br.

 




VOLTAR
  Copyright © 2000-2015 by CompuStream. Todos os direitos reservados Design by: Immaginare  
Home    |    Representação Intl.    |    Consultoria    |    Internet Business    |    Política de privacidade    |    Termos de uso    |    Contato