News

Mudança de plano: BoatingBrasil.com vira BoatServiceUS.com, com mesmo foco em prestadores de serviço para o mercado náutico, contudo, agora, exclusivo para o mercado Norte Americano.

São Paulo, 04 de julho de 2017


Em 19 de abril de 2017, foi relançada a BoatingBrasil.com.br com uma ideia muito simples: ser um aplicativo móvel onde proprietários de embarcações possam encontrar, próximo ao local do seu barco, profissionais para realizar manutenções e serviços em suas embarcações e estaleiros/ marinas onde possam agendar uma vaga para executar o serviço.

Após quase 2 meses de trabalho comercial e de marketing, apesar de parecer pouco tempo, confirmamos o que já sabíamos (e que nos levou a desenvolver o aplicativo) e descobrimos dois empecilhos na nossa estratégia:

Já sabíamos que, no Brasil, o prestador de serviço não tem por costume fazer propaganda já que, os novos serviços, são obtidos através do boca-a-boca ou da recomendação e, na maioria das vezes, através do oportunismo em estar presente quando alguém chega em um estaleiro ou marina procurando um prestador de serviço (passa o dia, muitas vezes sem fazer nada, esperando por um serviço). Isso dificulta encontrar e agendar com um bom prestador de serviço para realizar o reparo e o aplicativo resolvia esta dificuldade.

Empecilho #1: Descobrimos que os prestadores de serviço são, em sua grande maioria, não letrados em computador (não sabem usar e também não possuem um). Também, por incrível que possa parecer, não possuem um endereço de e-mail. Entrar em um aplicativo para gerenciar sua propaganda, por mais fácil que tenha sido desenvolvido o aplicativo, é uma barreira intransponível para a grande maioria. Hoje, estão se adaptando e tentam usar o WhatsApp para se comunicar através de dados já que, por anos, usaram a voz através do rádio Nextel para se comunicar.

Empecilho #2: Descobrimos que, a grande maioria dos prestadores de serviço contatados, não possuem cartão de crédito. Muitos, nem conta corrente tem, usando, normalmente, a conta corrente da esposa, filhos ou parentes e realizando suas operações em dinheiro.

Seria muito difícil capacitar e treinar este pessoal para utilizar o aplicativo. A maioria não possui computador. Também, descobrimos que não possuem propaganda escrita descrevendo suas habilidades, nem mesmo um website. Tudo que possuem é um cartão de visita. Além disso, mesmo que tivéssemos sucesso em treinar, a falta de um cartão de crédito e até de uma conta corrente pessoal inviabiliza o gerenciamento de centenas de prestadores de serviço que demandariam uma estrutura de pessoal financeiro própria para administrar a carteira, gerando boletos e notas fiscais, pagando os impostos e realizando a cobrança e o gerenciamento da inadimplência. ”, informou Max Gorissen, Diretor da CompuStream Consultoria, criadora do aplicativo.

Contudo, nestes dois meses, consegui perceber que estamos no caminho certo e que havia identificado um nicho de mercado ainda não explorado. A vantagem do aplicativo está em disponibilizar uma maneira simples de organizar e de disponibilizar ao usuário, proprietário de embarcação, fácil acesso aos prestadores de serviço. Coisa que ele precisa e não tem acesso fácil... então, se o mercado Brasileiro não está pronto para este avanço, tenho certeza de que o mercado Norte Americano está. “, completa Max Gorissen.

Por este motivo, o aplicativo desenvolvido para a BoatingBrasil.com.br foi transferido para um novo domínio; a BoatServiceUS.com que já está sendo adaptado para a realidade dos USA.

O conceito continua o mesmo: é um Marketplace (mesmo conceito de mercado no Brasil) que foca na divulgação e promoção dos profissionais e dos estaleiros para o mercado náutico, que pagam uma taxa mensal pelo anúncio.

No Marketplace existe uma área de “Encontre profissionais” onde é apresentada uma relação de profissionais de construção, reparos e reformas, que podem ser consultados por sua habilidade e pelo estado onde atuam, com uma página exclusiva descrevendo seu CV, habilidades e exemplos de serviços realizados com fotos e vídeos.

Não desisti de ter este serviço no Brasil, contudo, vou implementá-lo antes nos USA onde tanto o uso de computadores quanto o de cartões de crédito pelos prestadores de serviço para o mercado náutico são comuns e, quando os prestadores de serviço brasileiros estiverem prontos, desenvolvo um aplicativo para atuar localmente. “, finaliza Max Gorissen.


Para maiores informações:

Site: www.boatserviceus.com
Contato: info@boatserviceus.com
Ou, direto com Max Gorissen: gorissen @compustream.com.br

 




VOLTAR
  Copyright © 2000-2015 by CompuStream. Todos os direitos reservados Design by: Immaginare  
Home    |    Representação Intl.    |    Consultoria    |    Internet Business    |    Política de privacidade    |    Termos de uso    |    Contato